Carlos Nuno Granja

Carlos Nuno Granja

BIOGRAFIA:

Carlos Nuno Granja nasceu em Ovar no outono de 1975. Começou a escrever poemas aos 9 anos e aos 11 anos recebeu uma máquina de escrever. É professor do 1° ciclo de escolaridade há 24 anos. Exerce há quatro anos as funções de Professor Bibliotecário. Depois de fazer a Licenciatura para a docência no Ensino Básico - variante de Português e Inglês, na Escola Superior de Educação de Viseu, regressou aos estudos, 20 anos mais tarde, para frequentar o Mestrado em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras de Coimbra. Concluiu a Pós-Graduação em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Vai defender em breve a dissertação na Universidade de Aveiro para o Mestrado em Educação e Formação - ramo de Administração e Políticas Educativas. É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área das bibliotecas, da literatura e do português.

O seu gosto pela escrita abrange todos os géneros, tendo 32 livros publicados nos 10 anos que leva de vida literária.

É o programador do Festival Literário de Ovar desde a sua primeira edição e organiza eventos literários e culturais no Museu de Ovar e na Casa do Povo de Ovar. Participou em inúmeros eventos literários - festivais, feiras do livro e tertúlias. Moderou mesas de conversa entre escritores e diversos agentes do meio literário. É dinamizador de vários eventos culturais, sendo tido como "activista cultural", expressão que lhe agrada pela simplicidade que a mesma transporta, quando se trabalha por paixão. Tem um programa de rádio sobre literatura na AV FM há 6 anos (A ler é que a gente se ouve) e um programa sobre a atualidade com diversos convidados ao longo do mês (Sobre tudo e sobre nada).
Cometeu a loucura de abrir uma livraria em Ovar (Doninha Ternurenta). 

A paixão pelos livros, sempre incompleta, é uma forma de acreditar no mundo e nas pessoas, e de duvidar de todas as certezas.

Conto Contíguo e Assim Sucessiva a Mente

(ANTOLOGIA DE CONTOS)

"Por estar mais focado na literatura infantil, que eu tenho a certeza ser tratada em Portugal como literatura menor, assim como os seus autores, perguntam-me insistentemente quando publico prosa adultos. Nunca foi importante esse objectivo nestes 10 anos de vida literária.

Mas, ainda assim, e porque tenho muitos contos escritos, pensei que seria também mais uma boa forma de comemorar o décimo aniversário de publicações com uim livro de prosa para adultos.

Por tanto, assim seja, para sossegar os mais impacientes, nasce este livro de contos com a Filigrana Editora, independente, que apoiou muito esta minha vontade, na minha estreia de prosa para adultos, quando afinal a escrevo desde tenra idade. É o que se vê nestas páginas, contos diversos, escritos em momentos distintos da minha vida e todos eles de tempos e décadas diferentes."

Carlos Nuno Granja

Fotogaleria